Seguro Multirriscos – qual o valor da sua casa?

Vou fazer um seguro Multirriscos. Como calculo o valor da minha casa?

A resposta é diferente, dependendo se pretende um seguro para a casa ou o recheio da mesma, ou até para ambos.

Neste artigo vamos concentrar-nos na casa.

Independentemente das coberturas que escolha, a primeira pergunta é: quanto vale a minha casa?

Não estamos aqui a falar do valor comercial da casa, ou do valor do crédito para a compra da mesma, caso tenha um associado à sua casa. Trata-se do valor de construção da casa e está tabelado, muito embora existam algumas variáveis adicionais a considerar.

Todos os anos é definido um preço médio por metro quadrado, segundo o coeficiente publicado anualmente pelo INE (Instituto Nacional de Estatística).

Aplicando o coeficiente definido para 2021, o preço de construção é o que consta da tabela ao lado.

Como saber em que zona se inclui a sua casa? Colocamos no final deste artigo a listagem para que possa responder a esta dúvida.

O valor que colocamos deverá servir como base. Ou seja, quando comprar o seguro pense que não deverá definir um capital inferior a este (valor por metro quadrado x área bruta da casa).

Claro que, quando nos contactar, iremos considerar todas as variáveis que devem intervir para o cálculo do valor a segurar, mas pode ficar com uma ideia muito aproximada se utilizar o simulador disponibilizado pela APS (Associação Portuguesa de Seguradores).

Lembre-se que a responsabilidade pela determinação do valor a segurar é do Cliente e não da Seguradora e que, se atribuir um valor mais alto que o real, não vai ter qualquer benefício quando necessitar de acionar o seguro, porque o limite da indemnização da seguradora será sempre o valor de construção. Tudo o que conseguirá é pagar um seguro mais caro sem qualquer benefício.

Não se preocupe, porque o iremos ajudar a calcular o valor adequado para a sua casa. Pode dirigir-se ao nosso escritório, ou preencher o formulário que lhe disponibilizamos aqui, devendo consultar a caderneta predial da sua casa para ter certeza relativamente à área a considerar.

Zona I
Compreende os todos os concelhos que são sede de distrito (Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu), municípios das Regiões Autónomas (*) (**) e também os concelhos de Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Gondomar, Loures, Maia, Matosinhos, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Póvoa de Varzim, Seixal, Sintra, Valongo, Vila do Conde, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia.

Zona II
Abrantes, Albufeira, Alenquer, Caldas da Rainha, Chaves, Covilhã, Elvas, Entroncamento, Espinho, Estremoz, Figueira da Foz, Guimarães, Ílhavo, Lagos, Loulé, Olhão, Palmela, Peniche, Peso da Régua, Portimão, Santiago do Cacém, São João da Madeira, Sesimbra, Silves, Sines, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Real de Santo António e Vizela.

Zona III
Restantes municípios do continente.

Comments are closed.